Come in! You may stay with me!

É um prazer enorme ter alguém compartilhando do que penso e escrevo, como se estivesse, realmente, num "divan". A propósito, esta é a foto do divã usado por Freud, em seu trabalho de psicanálise. Ao deitar-se, sem se distrair com a presença visível do analista, o analisando tem uma experiência emocional diferente, concentrando-se muito mais profundamente.


Quem me seguir, me fará companhia! E é sempre bom ter alguém por perto...

Obrigada! Venha sempre que quiser. Ainda estou começando...

domingo, 9 de outubro de 2011

Saudades...


Saudades de certas professoras que eu tive

e que me despertaram o gosto por estudar a língua portuguesa.

Saudades da época em que eu saía da faculdade de letras

e, lá embaixo, estava o meu namorado para me buscar.

Saudades de todas as vezes em que ele aparecia, sem me avisar.

Saudades de quando meu professor de Penal me pedia para ajudar

a algum colega de classe, do contrário poderia perder o semestre.

Saudades da primeira turma que eu alfabetizei

de alunos que cursavam a 1ª série há anos e não conseguiam aprender.

Saudades de quando os acompanhei para a 2ª série,

mas tive que deixá-los, por causa de horário.

Saudades da última festa do Patrono da minha Escola,

por mim organizada e que fez chorar seus familiares.

Saudades de cada um de meus amores sazonais,

graças às diferenças individuais!

Saudades de quando eu era capaz de tocar ao piano,

Schumann e Chopin, com relativa facilidade.

Saudades de meus acordes ao violão,

enquanto cantava “O Caderno”, “João e Maria”

e outras canções de que gostava e escolhia.

Saudades de quando minha filha era bem pequena

e eu era “tudo” pra ela.

Saudades da casa em que ficávamos, em Penedo,

com sua piscina, suas árvores, suas flores

e, mais que tudo isso, de sua paz!

Saudades de cada uma das viagens que fiz,

no Brasil, ou no exterior,

do que aproveitei, do que apreciei e do que aprendi.

Saudades de pessoas especiais que saíram de minha vida,

ou por que se mudaram, ou por que foram levadas por Deus.

Saudades de cada vez em que voltei, com belos vestidos suados,

por ter dançado a noite toda, com o mesmo par, sem parar!

Saudades dos risos e das conversas em tom baixo, com as amigas.

Saudades do meu elegante uniforme de normalista,

cuja saia foi feita pelas habilidosas mãos de minha mãe,

com o tecido do lado do avesso, de outra saia já usada.

Saudades de minha meia-peruca

que me foi presenteada por minha prima Vilma.

Saudades dos milk-shakes do Bob’s, da Domingos Ferreira,

onde eu e amigas escolhíamos os sabores preferidos,

enquanto cantarolávamos músicas dos Beatles.

Saudades dos Natais em família, em casa de meus avós,

e de quando o Papai Noel chegava,

com aquele enorme saco em tecido vermelho

e cheio de presentes para nós.

Saudades de quando eu achava

que era tão fácil ir para o céu!

Saudades das férias que passei em Copacabana,

ou dos verões em Morro Azul, Lambari e Cachambu.

Saudades da inexperiência de vida daquele tempo,

e da alegria despreocupada e intensa de que podia desfrutar.

Saudades de poder escolher aonde ir,

em vez de ir onde a vida, ou as condições me impõem.

Saudades da vida que vivi e que não voltará nunca mais!

2 comentários:

  1. Amei!!!
    Inclusive compartilhei no facebook... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Mãe, muito legal! Adorei a parte do Bob's + Beatles! :) Beijos!

    ResponderExcluir