Come in! You may stay with me!

É um prazer enorme ter alguém compartilhando do que penso e escrevo, como se estivesse, realmente, num "divan". A propósito, esta é a foto do divã usado por Freud, em seu trabalho de psicanálise. Ao deitar-se, sem se distrair com a presença visível do analista, o analisando tem uma experiência emocional diferente, concentrando-se muito mais profundamente.


Quem me seguir, me fará companhia! E é sempre bom ter alguém por perto...

Obrigada! Venha sempre que quiser. Ainda estou começando...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Amores


Sinto-me um tanto inclinada a justificar minha vivência, com todos esses amores que, ora chamo de presente-da-vida, ora digo que são sazonais, dependendo do quanto duraram. Mas o que os faz tão importantes para mim é o que cada um deles acrescentou, o que cada um soube me ensinar, soube me dar em alegria, cumplicidade, prazer, felicidade e cada um deles é insubstituível, a seu modo. São as individualidades! Na verdade, escrevo como se estivesse conversando com um Psicanalista. Só que ele, embora me analise, não irá me julgar. Pode acontecer de alguém, dentre os que leem os meus textos, ficar tentado a me julgar. Pois que me julgue como uma mulher que foi feliz da maneira como conseguiu, da forma como encontrou, do jeito que a vida se lhe apresentou, indicando o momento e a pessoa. De um modo geral, não, na verdade todos eles me encontraram. Não foi eu quem saiu e os procurou. Não aconteceu, em nenhum momento, d’eu estar num bar, ou numa boate... Procure observar, você que está querendo me julgar, como em cada um de meus relacionamentos, foi o meu par quem me escolheu, foi o meu par quem me achou. Eu só não deixei passar a oportunidade de ser feliz. Felicidade para mim é isso: um patchwork, reunindo vários momentos em que se conviveu com a felicidade. E é claro que não me refiro somente à vida a dois! Meu maior momento de felicidade foi segurar minha filha em meus braços! Assim como este, houve outros momentos, muitos deles em família!

Aqui, o que estou tentando é colocar para vocês que todos os amores que fizeram parte de minha vivência como mulher são de grande importância nesse enorme contexto que é a vida! Acaso, se não me amaram, pelo menos fizeram com que eu me sentisse amada. Souberam demonstrar o quanto desejavam dar continuidade ao que se tinha iniciado e só me trouxeram momentos muitíssimo agradáveis, sem nenhum pranto e muito riso! Os rompimentos? Assim como a vida os colocou em meu caminho, ela soube como os afastar, sem desentendimentos, nem sofrimentos, nem sentimentos negativos. Bem, sofrimento a vida me trouxe sim, quando me afastou do Comandante. Acho que foi o único afastamento em que ela se equivocou. Mas estava escrito...

A todos esses amores, cujas lembranças, muitas vezes, me ajudaram a seguir pela vida afora, ou ainda me fazem experimentar mais um pouco de alegria, de felicidade, e que deixaram saudades, o meu reconhecimento e os meus agradecimentos!

E, como soube imortalizar o sentimento ocorrido nessas ocasiões o nosso inesquecível poeta Vinícius de Moraes, vou deixar aqui transcrito um trecho seu que é muito apropriado:

“E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor que tive:

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.”

2 comentários:

  1. Mamãe, aqui estou de novo, sentadinha nos joelhos do gigante. Imagine se alguém vai julgar alguém como você! Eles que calem seus próprios pensamentos arrogantes e escutem (ou leiam) quem já viveu tanto e tem tanto para ensinar e compartilhar. Assim como seus amores, sobre os quais é possível ler um pouquinho neste divã virtual, eu também fui até você. Não que eu tenha lembranças da 'vida antes da vida', mas tenho a maior certeza de que, enquanto olhava você viver, lá de cima, eu falei "essa sim é uma grande mulher! quero nascer de dentro dessa daí, Papai do Céu! pode me colocar na fila. espero o tempo que for necessário". E como demorou! Mas finalmente chegou. E eu estava tão ansiosa para chegar e conhecê-la pessoalmente que nem esperei a primavera chegar, data prevista para meu nascimento. Sempre fui assim, determinada. Determinei que quis você, e assim foi. E nada mais foi do que uma característica que eu vi em você, assim como sempre tive em mim. Você e eu somos muito parecidas. Não por sermos mãe e filha, mas por sermos fortes e determinadas. A diferença mais importante entre nós é que você é grande, "agigantada" por suas experiências, enquanto eu ainda sou uma joaninha pousada em seu joelho, esperando aprender alguma coisa com suas histórias :) - eu AMO essa diferença!
    E já aprendi muito com ela.

    Mãezinha, tenho muito orgulho de você e do trabalho que vem fazendo neste divã! Continue assim e quem venham mais muitos milhares de acessos! "Vida longa ao divã da Maria"! Viva!
    Amo você muito! Beijos da sua "florzinha" <3

    ResponderExcluir
  2. Minha florzinha querida! Eu nem sei o que dizer... só que é muito bom saber que você, como seu pai, escolheu a mãe que queria! Agradeço a Deus por este presente que Ele me deu, quase no final da minha vida reprodutora! Mas todas essas coisas lindas que vc escreveu significam que vc gostou do texto? Obrigada por tê-lo lido e comentado de uma forma tão grandiosa!! Também amo vc muito! Bjss!

    ResponderExcluir